quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A arte de fazer escolhas.



Não tenho o costume de classificar as pessoas e sempre achei uma coisa meio estranha colocar rótulos nos outros. Todos são seres diferentes entre si, mas existe uma coisa que todos têm em comum: A aptidão para fazer escolhas.
Existem dois caminhos fatalmente diferentes que as pessoas podem escolher, e que sempre conduzem a vários outros: o bom e o ruim.
Poucas pessoas conhecem o jeito certo de levar a vida e isso surge com o tempo e as experiências, mas fazer boas escolhas é uma arte.
As escolhas boas dependem das ruins e vice-versa. Ninguém nasce aprendendo a tomar decisões, quem dirá as corretas e precisamos errar muito para fazer escolhas certas. Mas como ponderar sobre a melhor escolha e analisar os sinais nem sempre óbvios? E como saber se nossa boa escolha é boa para os outros?
A primeira coisa que precisamos pensar é que as escolhas são SEMPRE e somente nossas, nunca dos outros. Não podemos culpar os outros pelas nossas más escolhas, assim como não podemos esperar que nossas escolhas não afetem a vida de outros.
Escolher fumar um cigarro pode ser uma escolha boa para ajudar idéias fluírem, para relaxar, mas não é uma boa escolha a longo prazo para nossa saúde. Escolher casar com alguém pode ser uma boa escolha se pensado previamente, mas pode ser uma má escolha se nem conhecemos direito com quem vamos nos casar.
A escolha só depende de quem faz, que deve pensar não só em si, mas em como elas vão afetar os outros e lembrar sempre do que ninguém vê. É como pintar um quadro... precisamos escolher se vamos usar tinta a óleo ou aquarela, o tipo de pincel adequado para dar os detalhes que só vão ser percebidos pelo olhar mais atencioso e preparado, se vamos pintar em um painel ou uma tela e se for em tela, escolher as dimensões mais adequadas.
Assim como um quadro registra um momento histórico e pessoal, nossas escolhas afetam a maneira como construímos a nossa história e vida, e como vamos marcar os outros com a nossa arte, seja ela boa ou ruim.
E você, já fez sua escolha hoje?

2 comentários:

  1. A minha escolha de hoje tem haver com estar de saco cheio dos "blogs cor de rosa com pseudo estilistas moderninhas de plantão".

    Escolhi usar meu blog para algo mais útil do que a cor de esmalte do momento (ñ que eu já tenha feito posts asim....)
    Já estou esperando as alfinetadas.... sigo adorando uma polêmica, eeee!

    Bjoks Katz, adorei esse texto!

    Escolhas, escolhas sempre escolhendo...

    ResponderExcluir
  2. Katz, belo texto!
    Não é atoa que escolheu ser jornalista.
    Vc escreve muito bem! Parabéns!

    Beijos, laila

    ResponderExcluir